Artrite Reumatóide - 1

Artrite Reumatóide

Artrite Reumatóide (AR) é uma doença autoimune crônica sem uma causa clara definida (ocorre uma desregulação do sistema imune e ele começa a atacar as articulações).

Causa dor, inchaço e rigidez nas articulações.

Pode acometer qualquer articulação, mas tem preferência pelas pequenas articulações das mãos, punhos, tornozelos e pés, de forma simétricas (direito e esquerdo ).

O processo inflamatório crônico articular, leva a uma destruição dessa articulação, com perda da mobilidade e funcionalidade.

Pode acometer outras partes do corpo como pulmão, coração e olhos…
O diagnóstico envolve a presença dos sinais e sintomas, exames complementares (laboratório e de imagem) e excluindo outras causas de artrite.

O tratamento precoce é essencial para evitar a destruição articular.

Existem varias modalidades terapêuticas e a escolha é individualizada de acordo com a gravidade da doença. Ex. anti-inflamatórios não hormonais, corticoesteroides, DMARDs (drogas modificadoras de atividade de doença) sintéticos ou biológicos.

Como o paciente pode ajudar no tratamento?

• Permanecer ativo, fazer atividade física para evitar a perda de massa muscular.
  • Dieta saudável, os pacientes com AR tem um risco cardiovascular elevado!
  • Evitar comidas gordurosas
  • Manter uma dieta rica em frutas e vegetais.

Pode engravidar?

Converse sempre com seu Reumatologista, algumas medicações usadas no tratamento da AR não são seguras durante a gestação, pode ser que seja necessário mudanças no tratamento.