Espondiloartrites Soronegativas - 1 (2)

Espondiloartrites Soronegativas

São doenças reumáticas inflamatórias de causa desconhecida com forte associação genética que afetam primariamente a coluna, as sacroilíacas, além das articulações periféricas.

Fazem parte desse grupo a Espondilite anquilosante, Artrite psoriásica, Artrite reativa e as Artropatias enteropáticas (associada a doenças inflamatórias intestinais);

Prevalência gira em torno de 0,5-1,9% da população. O subtipo mais comum é a Espondilite Anquilosante.

Se caracterizam pela presença de:

• Dor lombar crônica ( > 3 meses de duração), com característica inflamatória (apresenta melhora com exercício, piora da dor no período noturno) em pacientes jovens (< 45 anos).
  • Outras manifestações incluem: artrite (inchaço/vermelhidão nas articulações) predominante de membros inferiores, entesopatia periférica (inflamação do local de inserção de ligamentos e tendões nos ossos, ex. tendão de Aquiles) ou dactilite (inflamação do dedo).
  • Podem apresentar acometimento extra articular com uveíte anterior (olho vermelho, dor, visão embaçada), psoríase, doença inflamatória intestinal (Doença de Chron ou Retocolite Ulcerativa), ou ocorrer após evento infeccioso intestinal ou genitourinário.

O diagnóstico e feito com base na apresentação clínica, exames laboratoriais, e radiológicos.

Objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida com controle dos sintomas e da inflamação, prevenir a progressão do dano estrutural.

Tratamento farmacológico:

A base do tratamento incluem os anti-inflamatórios não hormonais e medicamentos imunossupressores (sintéticos ou biológicos).

Tratamento não farmacológico:

• fisioterapia, exercício fisico regularmente
  • cessar tabagismo

Caso apresente algum desses sintomas, procure seu Rematologista!