Osteoartrite - 1

Osteoartrite (OA) de Joelhos

• Conhecida popularmente como artrose ou osteoartrose, a OA é uma doença degenerativa que afeta 250 milhões de pessoas no mundo, pode afetar qualquer articulação, sendo mais comum nas mãos, quadris e joelhos.
  • Nos joelhos ocorre uma quebra da cartilagem articular e lesão das estruturas articulares circundantes (a camada lisa de cartilagem atua como um coxim, permitindo que articulação mova com facilidade, com o tempo ocorre o desgaste da cartilagem e os ossos começam a roçar um no outro). ?A fricção provoca dor, inchaço e diminuição do movimento articular?.
  • É uma doença não fatal, geralmente acompanhada dos seguintes sintomas: dor, inflamação e perda de amplitude de movimento.
  • Não tem como evitar a OA conforme envelhecemos. E O QUE PODEMOS FAZER?? Devemos manter um peso saudável, fazer exercícios de fortalecimento regularmente, evitar o uso excessivo das articulação e movimentos repetitivos.
  • Objetivo do tratamento é manter o paciente ativo, proteger as articulações de lesão, e controlar a dor. Não há cura para osteoartrite.
  • O tratamento é individual e cada paciente se beneficia de determinada terapia. Envolve medicações analgésicas, anti inflamatórias (avaliando o risco individual de cada paciente), condroprotetores e infiltrações (com corticoide e/ou viscosuplementação com ácido hialurônico).

Caso apresente esses sintomas, procure um Reumatologista.